O que acontece quando nos reconectamos com a natureza

Casa de campo com muito acesso a natureza itai sp

A pesquisa está descobrindo todas as diferentes maneiras pelas quais a natureza beneficia nosso bem-estar, saúde e relacionamentos.

Os humanos há muito tempo intuíram que estar na natureza é boa para a mente e o corpo. De adolescentes indígenas completando ritos de passagem na selva, a culturas modernas do Leste Asiático tomando “banhos na floresta”, muitos olharam para a natureza como um lugar para cura e crescimento pessoal.

Por que natureza? Ninguém sabe ao certo; mas uma hipótese derivada da teoria da “biofilia” do biólogo evolucionista EO Wilson sugere que existem razões evolucionárias para as pessoas buscarem experiências na natureza. Podemos ter preferências por estar em belos espaços naturais porque são ambientes ricos em recursos – aqueles que fornecem comida, abrigo e conforto ideais. Essas necessidades evolutivas podem explicar por que as crianças são atraídas por ambientes naturais e por que preferimos que a natureza faça parte de nossa arquitetura.

Agora, um grande corpo de pesquisas está documentando os impactos positivos da natureza no florescimento humano – nossa vida social, psicológica e emocional. Mais de 100 estudos mostraram que estar na natureza, morar perto dela ou até mesmo ver a natureza em pinturas e vídeos pode ter impactos positivos em nossos cérebros, corpos, sentimentos, processos de pensamento e interações sociais. Em particular, ver a natureza parece ser inerentemente gratificante, produzindo uma cascata de emoções e acalmando nosso sistema nervoso. Isso, por sua vez, nos ajuda a cultivar maior abertura, criatividade, conexão, generosidade e resiliência.

Em outras palavras, a ciência sugere que podemos buscar a natureza não apenas para nossa sobrevivência física, mas porque ela é boa para nosso bem-estar social e pessoal.

Como a natureza nos ajuda a nos sentir bem e a fazer o bem

O naturalista John Muir escreveu certa vez sobre as montanhas de Sierra Nevada na Califórnia: “Estamos agora nas montanhas e elas estão em nós, despertando entusiasmo, fazendo todos os nervos tremerem, preenchendo todos os poros e células de nós”. Claramente, ele achou as imagens inspiradoras da natureza uma experiência positiva e emotiva.

Mas o que diz a ciência? Vários estudos observaram como a visualização de imagens da natureza inspiradoras em fotos e vídeos impacta as emoções e o comportamento. Por exemplo, em um estudo, os participantes viram alguns minutos do inspirador documentário Planet Earth , um vídeo neutro de um programa de notícias ou uma filmagem engraçada de Walk on the Wild Side . Assistir alguns minutos do planeta Terra levou as pessoas a sentirem 46% mais admiração e 31% mais gratidão do que as dos outros grupos. Este estudo e outros semelhantes nos dizem que mesmo vídeos breves sobre a natureza são uma maneira poderosa de sentir admiração , admiração, gratidão e reverência – todas as emoções positivas conhecidas por levarem a um maior bem-estar e saúde física.

As emoções positivas também têm efeitos benéficos sobre os processos sociais – como aumentar a confiança, a cooperação e a proximidade com os outros. Visto que ver a natureza parece desencadear emoções positivas, segue-se que a natureza provavelmente tem efeitos favoráveis ​​em nosso bem-estar social.

Isso foi fortemente confirmado em pesquisas sobre os benefícios de viver perto de espaços verdes. Mais notavelmente, o trabalho de Frances Kuo e seus colegas descobriram que, em bairros mais pobres de Chicago, as pessoas que moram perto de áreas verdes – gramados, parques, árvores – mostram redução nos sintomas de TDAH e maior calma, bem como um forte senso de conexão com os vizinhos , mais civilidade e menos violência em seus bairros. Uma análise posterior confirmou que os espaços verdes tendem a ter menos criminalidade.

Ver a natureza em imagens e vídeos parece mudar nosso senso de identidade, diminuindo as fronteiras entre eu e os outros, o que tem implicações para as interações sociais. Em um estudo , participantes que passaram um minuto olhando para um belo bosque de eucaliptos relataram se sentir menos autorizados e presunçosos. Mesmo a simples visualização do planeta Terra por cinco minutos levou os participantes a relatarem uma sensação maior de que suas preocupações eram insignificantes e que eles próprios eram parte de algo maior em comparação com grupos que assistiram a clipes neutros ou engraçados.

Vários estudos também descobriram que ver a natureza em imagens ou vídeos leva a maiores tendências “pró-sociais” – generosidade, cooperação e gentileza. Um estudo ilustrativo descobriu que pessoas que simplesmente viram 10 slides de uma natureza realmente bela (em oposição a uma natureza menos bela) deram mais dinheiro a um estranho em um jogo econômico amplamente usado para medir a confiança.

Todas essas descobertas levantam a possibilidade intrigante de que, ao aumentar as emoções positivas, experimentar a natureza, mesmo em doses breves, leva a um comportamento mais gentil e altruísta.

Como a natureza ajuda nossa saúde

Além de aumentar a felicidade, a emoção positiva e a bondade, a exposição à natureza também pode trazer benefícios para a saúde física e mental.

Os benefícios da natureza para a saúde e o bem-estar foram bem documentados em diferentes culturas europeias e asiáticas. Embora as evidências de Kuo sugiram um benefício particular para as pessoas de comunidades carentes da natureza nos Estados Unidos, os benefícios de saúde e bem-estar da imersão na natureza parecem generalizar-se em todas as classes e origens étnicas.

Por que a natureza é tão curativa? Uma possibilidade é que ter acesso à natureza – seja morando perto dela ou vendo-a – reduz o estresse. Em um estudo realizado por Catharine Ward Thompson e seus colegas, as pessoas que viviam perto de áreas maiores de espaço verde relataram menos estresse e apresentaram maiores declínios nos níveis de cortisol ao longo do dia.

Em outro estudo , os participantes que assistiram a um vídeo de um minuto de natureza incrível, em vez de um vídeo que os fez sentir felizes, relataram que sentiram que tinham tempo suficiente para “fazer as coisas” e não sentiram que “suas vidas estavam se esvaindo. ” E estudos descobriram que pessoas que relatam sentir uma boa dose de admiração e admiração e uma consciência da beleza natural ao seu redor, na verdade, mostram níveis mais baixos de um biomarcador (IL-6) que pode levar a uma diminuição da probabilidade de doenças cardiovasculares, depressão, e doenças autoimunes.

Embora a pesquisa seja menos bem documentada nesta área do que em algumas outras, os resultados até o momento são promissores. Um estudo anterior de Roger Ulrich descobriu que os pacientes se recuperavam mais rapidamente de uma cirurgia cardiovascular quando tinham uma visão da natureza pela janela, por exemplo.

Uma revisão mais recente de estudos observando diferentes tipos de imersão na natureza – paisagens naturais durante uma caminhada, vistas de uma janela, fotos e vídeos e flora e fauna em ambientes residenciais ou de trabalho – mostrou que as experiências na natureza levaram à redução do estresse, recuperação mais fácil da doença, melhor bem-estar físico em idosos e mudanças comportamentais que melhoram o humor e o bem-estar geral.

Por que precisamos da natureza

Todas essas descobertas convergem para uma conclusão: estar perto da natureza ou ver a natureza melhora nosso bem-estar. A questão ainda permanece … como?

Não há dúvida de que estar na natureza – ou mesmo ver fotos da natureza – reduz os sintomas fisiológicos de estresse em nossos corpos. O que isso significa é que temos menos probabilidade de sermos ansiosos e temerosos por natureza e, portanto, podemos estar mais abertos a outras pessoas e a padrões criativos de pensamento.

Casa de campo no interior do estado de SP

Além disso, a natureza freqüentemente induz admiração, admiração e reverência, todas emoções conhecidas por terem uma variedade de benefícios, promovendo de tudo, desde bem-estar e altruísmo a humildade e saúde.

Também há evidências de que a exposição à natureza afeta o cérebro. Ver a beleza natural (na forma de pinturas de paisagens e vídeo, pelo menos) ativa circuitos de recompensa específicos no cérebro associados à liberação de dopamina que nos dão um senso de propósito, alegria e energia para perseguir nossos objetivos.

Mas, infelizmente, as pessoas parecem estar passando menos tempo ao ar livre e menos tempo imersas na natureza do que antes. Também está claro que, nos últimos 30 anos, os níveis de estresse e a sensação de “ocupação” das pessoas aumentaram dramaticamente. Essas forças convergentes levaram o escritor ambientalista Richard Louv a cunhar o termo “ transtorno de déficit natural ” – uma forma de sofrimento que vem de uma sensação de desconexão da natureza e de seus poderes.

Talvez devêssemos tomar nota e tentar um corretivo de curso. O filósofo do século 19 Ralph Waldo Emerson escreveu uma vez sobre a natureza: “Lá eu sinto que nada pode me acontecer na vida – nenhuma desgraça, nenhuma calamidade (deixando meus olhos), que a natureza não pode reparar.” A ciência fala com a intuição de Emerson. É hora de perceber que a natureza é mais do que apenas um recurso material. É também um caminho para a saúde e felicidade humana.

2 thoughts on “O que acontece quando nos reconectamos com a natureza

  1. Boa tarde, qualquer morador tem acesso ao clube do loteamento e é possível levar amigos e familiares?

    1. Olá Camila, é um prazer responder as suas dúvidas. Sim qualquer cliente que compre seu lote diretamente com a Riviera de Santa Cristina ganha o título do clube (que na data de hoje custa R$ 50.000,00 e além disso tem acesso a todos os demais clubes da Momentum Empreendimentos. E sim, você pode trazer seus amigos e familiares para visitar quando quiser.

      Fique a vontade para falar com os nosso consultores, com certeza vão te ajudar a escolher o melhor lote para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer Saber mais Sobre o Riviera de Santa Cristina?

Temos os melhores especialistas, que vão entender as suas necessidade e o que você esta buscando para oferecer a melhor opção.

Riviera Santa Cristina

Empreendimento padrão resort localizado na cidade de Itaí/SP

Premios e certificações

Certificação Gestão Ambiental Riviera
Selo Premio Época Riviera

© 2024 · Riviera de Santa Cristina 3